domingo, 16 de outubro de 2011

Modelo de Exame Físico do Aparelho Respiratório

Paciente com diagnóstico de Pneumonia a direita, possível exame físico:

1.Inspeção
Estática - ausência de baqueteamento digital, lesão hipercrômica em região infraescapular esquerda, cicatriz cirúrgica em região axilar esquerda, tórax normal, sem abaulamentos ou retrações.
Dinâmica - ritmo respiratório normal, dispnéico, expansibilidade respiratória presente e bilateral, mas diminuída em base de hemitórax direito, tiragem intecostal, Sinal de Lemos Torres negativo.

2.Palpação
Sem atrofias musculares, sem alteração de sensibilidade, ausência de edema e de enfisema subcutâneo, ausência de linfoadenomegalias, expansibilidade em ápices e base pulmonares presente e bilateral, mas diminuído em base de hemitórax direito. FTV presente e bilateral, mas aumentado em base de hemitórax direito.

3.Percussão
Som Claro Pulmonar presente e bilateral, mas com submacicez em base de hemitórax direito. Espaço de Traube livre, macicez hepática presente.

4.Ausculta
Múrmurio Vesicular presente e bilateral, mas diminuído  e com estertores subcrepitantes em base de hemitórax direito, presença de pectorilóquia fônica no mesmo local.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário