segunda-feira, 25 de julho de 2011

René Laennec

René-Théophile-Hyacinthe Laennec (1781 a 1826) foi um médico francês e o inventor do estetoscópio. Laennec nasceu em Quimper, na França, e estudou medicina no Hospital de la Chatité, em Paris, se formando em 1804. Ele inventou o estetoscópio em 1816, quando trabalhava no Hospital Necker.
Laennec é o autor do clássico De l'Auscultation Médiate, publicado em agosto de 1819. Esta refere-se a sua ideia de utilizar um instrumento, ou mediador, para ouvir sons no interior do corpo humano.
  • Prefácio de De l'Auscultation Médiate
"Em 1816 eu fui consultado por uma mulher jovem com sintomas de doença cardíaca, e no caso a percussão, bem como a aplicação da mão, eram de pouca serventia, em virtude do grande grau de adiposidade. O outro método apenas mencionado escuta directa, inadmissível tendo em vista a idade e sexo do paciente, que passou a lembrar-me de um simples e bem conhecido fato em acústica,... a grande nitidez com que se ouvem o arranhar de um pino em uma extremidade de uma peça de madeira em aplicar os nossos ouvidos aos outros. Logo, quanto a esta sugestão, eu não só exigi um laminado de papel em uma espécie de cilindro e apliquei o final da mesma na a região do coração e as demais para os meus ouvidos, e fiquei surpreso e satisfeito ao descobrir que eu podia, assim, perceber a ação do coração de uma maneira muito mais clara e distinta do que se eu alguma vez tivesse sido capaz de fazer pela aplicação imediata do meu ouvido."

A origem desta idéia ocorreu quando Laennec viu algumas crianças brincando perto do Louvre ouvindo as extremidades de uma longa peça de madeira que transmitiu os sons do pino arranhado. No dia seguinte, Laennec enrolou um pedaço de papel, amarrando-o com uma corda, e ouviu os seus corações enfermos com ela. Laennec era carpinteiro e, em seguida, construiu uma peça de 25 cm por 2,5 centímetros de cilindro oco de madeira onde ele também usava para ouvir os sons do peito dos pacientes. Ele depois modificou este cilindro em partes. Ele destacou os vários sons que ele ouviu e, em seguida, correlacionava com os dados anatômicos em suas autópsias. Ele também usou um pedaço de madeira sólida para 'escutar' os sons do coração. Em fevereiro de 1818, ele apresentou suas descobertas em uma palestra na Academie de Medecin, depois publicando suas descobertas em 1819.

Dr. René Laennec

Nenhum comentário:

Postar um comentário