segunda-feira, 25 de julho de 2011

Hipócrates

Conhecido como o pai da medicina moderna, Hipócrates (?460 a.C. – ?377 a.C.) foi a primeira pessoa a separar medicina de superstição. Nascido na ilha grega de Cós, filho de um médico, Hipócrates rejeitou a crença de seus contemporâneos de que as doenças eram causadas por deuses vingativos. Em vez disso, ele propôs que todas as doenças têm uma causa natural. “Encontre a causa”, disse, “e então você poderá curar a doença.” Ele afirmava que com a observação dos sintomas de uma doença e de sua gravidade, o médico podia dar um prognóstico ao paciente, comparando seu progresso com o curso característico da mesma doença. Hipócrates inaugurou uma escola de medicina baseada em idéias racionais como essas.
Hipócrates incentivava a atitude certa do médico para com os doentes, com afirmações como “a doença às vezes é mais forte quando a mente está perturbada” e “alguns pacientes recuperam a saúde ao ficarem satisfeitos com a bondade do médico”. Ele ensinou que os médicos devem estar a serviço de seus pacientes e seguir padrões rígidos de conduta. Em sua época, o médico era às vezes subornado para garantir que o paciente morresse. Um governante poderia ordenar a um médico que preparasse veneno para matar um inimigo. Hipócrates declarou que o dever do médico é para com seu paciente e endossou um juramento que até hoje é repetido por formandos de medicina. O juramento de Hipócrates contém diretrizes para uma conduta honrada e declara: “Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. (…) Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado desfrutar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.”

Hipócrates - Pai da Medicina

Nenhum comentário:

Postar um comentário