quinta-feira, 4 de agosto de 2011

DESAFIO SEMIOLÓGICO

AS, 68 anos, negro, casado, catolico, natural de São Paulo, aposentado, mora em Cascavel.

Queixa principal: "falta de folêgo"

HMA: Paciente refere dispnéia aos médios esforços, ortopnéia, chiado no peito, há 5 dias, aonde há 2 dias edema de membros inferiores, com piora em posição ortostática, sem melhora com repouso e oligúria. Nega febre, tosse, hemoptise, dispnéia paroxistica noturna. 

Revisão de Sistemas: todos sem alterações.

AP: Varicela com 4 anos. Tuberculose com 20 anos.

AF: Mãe teve tuberculose, pai hipertenso severo já falecido há 8 anos. Tio morreu de Câncer de Pulmão.

Hábitos de Vida: Tabagista desde 15 anos, 1 maço\dia. nega etilismo, sedentário, alimentação ruim, rica em gordura e pobre em verduras  e frutas..

Condições Sócio-Econômicas: Mora em casa de madeira, com 2 filhos e esposa, recebe uma aposentadoria de 2 salários, bom relacionamento familiar.

Qual as Hipóteses Diagnósticas?

Como você descreveria o edema deste paciente?

9 comentários:

  1. Edema por aumento da pressão hidrostática nos vasos pulmonares pela insuficiência do coração em bombear corretamente o sangue para a circulação sistêmica

    ResponderExcluir
  2. Insuficiência Cardíaca.
    Edema por aumento da pressão hidrostática nos vasos pulmonares pela insuficiência do coração em bombear corretamente o sangue para a circulação sistêmica

    ResponderExcluir
  3. O edema poderia ser classificado como - generalizado, de intensidade ++/4+, inelástico, normotérmico, indolor, recente e sem alterações de pele e associados.

    ResponderExcluir
  4. ICC ou asma cardíaca.
    Edema é localizado em membros inferiores e recente. Faltam dados para ter precisão em disser qual a elasticidade, a sensibilidade, a consistência talvez essa possa ser deduzida como mole pelo tempo de instalação do edema, temperatura, a intensidade e as alterações de pele.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Possível diagnóstico enfisema pulmonar o qual pode ter conduzido para uma insuficiência cardíaca congestiva direita, o que justifica o edema de membros inferiores.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Diria ainda que possivelmente o rim foi afetado, causando ou agravando uma provável hipertensão.

    Caso se confirme o comprometimento renal, com síndrome nefrótica explicaria-se o edema pulmonar, causado por hipoalbuminemia.

    A consequente piora na hipertensão arterial pode levar a insuficiência cardíaca congestiva, tornando o edema de membros inferiores mais pronunciado pela hipoalbuminemia.

    ResponderExcluir